Diversos livros psicografados tratam da vinda dos primeiros europeus às terras de Vera Cruz, mais tarde Brasil, como um grande acontecimento espiritual. A partir disso, a colonização possibilitou a miscigenação do índio, do negro e do branco para a construção de um país que séculos mais tarde seria classificado como "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho".

Ao longo de sua História inúmeros espíritos encarnaram em suas terras ou vieram para cá de outros lugares com a missão de ajudar a humanidade a crescer espiritualmente aliviando suas dores. É dessas pessoas que iremos tratar nesse blog.

Mário Canto da Silva - Irmão Mário

Mário Canto da Silva:
mais conhecido como Irmão Mário, nasceu no dia 7 de março de 1910 na cidade fronteiriça de Bagé, RS. Sua criação se deu nos pampas gaúchos, junto com a rudeza da natureza e da criação de animais. Desde moço vivenciou fortes manifestações espirituais, as quais foram motivos muitas vezes de perturbações devido a incompreensão dos fenômenos e a ignorância das pessoas na época. Aprendeu com a vida e com o Espiritismo a se reconhecer filho de Deus e, depois disso, passou a ajudar seus semelhantes através da caridade em centros espíritas. Dotado de uma personalidade forte, altamente disciplinada, franco e sincero consolidou, com a ajuda de inúmeros e abnegados irmãos, o Grupo Espírita Francisco Xavier, na cidade de Porto Alegre, RS, do qual foi dirigente de 1967 a 1996. Convicto em suas opiniões espirituais, defendia que os centros espíritas não deveriam se esquecer de tratar os desequilíbrios mediúnicos através dos trabalhos de Pronto Socorro Espiritual e Desobsessão. Estreiou na literatura espírita com o livro "A Experiência Entre o Sonho e a Realidade" e, mais tarde, "Abrindo Horizontes" e "Jornada ao Infinito". Assim se refere aos leitores: Ao ler-me sentirás: ao ver-me compreenderás: que algo de profundo existe no ser humano que luta para passar para um plano de maior consciência".